sábado, novembro 01, 2008

Bacalhau à Sporting

Esta receita culinária de bacalhau é dedicada em especial ao Rui Pedro porque, se bem se recordam, quando há dias vos pedi para levarem para escola uma receita do vosso gosto o Rui Pedro se assim fez, melhor pensou.
Em vez de a levar escrita tratou de a confeccionar e de nos trazer umas Bolachinhas Deliciosas de Canela (Rui Pedro, tens mesmo de disponibilizar essa receita para todos aqui no nosso blogue!). Além disso, ele é simpatizante do Sporting, clube a quem "todos os santos" têm pouco ajudado a conseguir ser campeão nos últimos vinte e tal anos.
É preciso ser-se um verdadeiro fã lagarto - lagarto ou leão - para ainda se acreditar e gostar deste clube. Devo aqui confessar (-te) que também sempre foi um dos meus clubes de eleição embora exista outro que enche ainda mais o meu coração, o Braga, ainda que hoje em dia não seja o tiffosi que já fui.
De modo algum! Desconheço quase por completo os nomes dos actuais jogadores e os nomes dos clubes da Primeira Liga apesar de, por vezes, recordar com alguma saudade os do meu tempo, que nos meus tempos de criança se chamava Primeira Divisão e em que todos os anos o lançamento da nova colecção de selos (cromos) dos craques era uma autêntica festa.
E a procura do renhido!? Ufff!!!... Autêntica lotaria das caixas de rebuçados em que os nossos ídolos vinham embrulhados. Nunca tive nehum. Ficaram sempre incompletas as minhas colecções, para tristeza minha. Esse último jamais o consegui arranjar mas também é verdade que se pagavam autênticas fortunas, pelo menos aos olhos das crianças de bolsos encalçonados que nós éramos.

Hoje, e apesar dos santos e de ser dia de visitas aos cemitérios, o Sporting também joga. Não sei com quem... mas joga. E o Rui Pedro e mais uns quantos devem querer que ele ganhe. Por isso, enquanto cozinhava este bacalhau com os ingredientes de que dispunha lembrei-me de lhe dar este nome. É só mais um; ou mais uma. Se até aqui já havia mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau agora passam a existir mil e duas.

Vamos, então, ao que interessa:

Ingredientes
2 postas de bacalhau, da badana
2 batatas, a atirar para o médio-grande
1 cebola, grandinha
1/2 alho
6 nozes (miolo)
salsa, a gosto
espinafres, a gosto
1 cálice de licor de amêndoa amarga
azeite qb

Descrição
À parte, cozem-se as batatas cortadas às rodelas ou em cubinhos de média dimensão.
Ao lado vamos preparando um estrogido com os dentes de alho descascados e a cebola cortada em tiras ou rodelas até que os mesmos fiquem alourados.
Quando estiverem no ponto acrescentam-se as nozes e a a amêndoa amarga, o que lhe dará um subtil travo adocicado e nos permitirá, aqui e além, sentir algo mais resisitente para triturar na boca.
Junta-se em seguida a salsa e os espinafres cortados fininhos. Devo aqui acrescentar que com grelos este Bacalhau à Sporting ficará certamente melhor, mais saboroso porque o amarguinho e a cozedura dos grelos o tornarão mais agradável.
Por fim, misturam-se as batatinhas já cozidas e envolvem-se suavemente para não as desfazer.

E pronto! Agora é só levar à mesa... e papar tudo, meninos, com gosto, que esta comidinha é gostosa e saudável qb (quanto baste)!

Sem comentários:

Enviar um comentário