terça-feira, dezembro 30, 2008

Olá meninos...

Lembrei-me de colocar algumas palavras alusivas a esta quadra...

Simples curiosidades...


Natalício: do Lat. nataliciu ou natalitiu. adj., relativo ao dia natal; relativo à época ou ao dia de Natal; aniversário do nascimento. Variação errada: natalísio.

Bolo-rei: s. m., bolo com frutos secos e cristalizados que se come especialmente na quadra do Natal até ao Dia de Reis. Variação errada: bolo rei.

Presente: do Lat. praesente. adj. 2 gén., que assiste pessoalmente; que está no lugar em que se fala; que está à vista; actual; s. m., actualidade; pessoa que está ou esteve presente a; tempo verbal que designa actualidade da acção; dádiva; dom; oferenda. Variação errada: persente.

Ceia: do Lat. coena. s. f., refeição que se toma à noite, depois do jantar, e que é, geralmente, a última do dia; à moda antiga, era a refeição que modernamente se designa por jantar; quadro que representa a última ceia de Cristo com os seus discípulos. Variação errada: seia.

E para o ano de 2009 desejo-vos:


Paz: do Lat. pace. s. f., estado de um país que não está em guerra; tranquilidade pública; cessação de hostilidades; serenidade de espírito; boa harmonia; sossego; conciliação; concórdia; união; silêncio. - podre: paz aparente. Variação errada: pas.


Zélia

1 comentário:

  1. Obrigado, Zélia, pelos teus votos! Em nome da Turma 2 faço dos teus os nossos votos para ti aproveitando ainda para desejar as maiores felicidades ao bebé que sabemos há-de aí chegar em breve.

    beijo*

    Pedro (Prof)

    ResponderEliminar