sexta-feira, janeiro 30, 2009

As minhas amigas e amigos preferidos

As minhas amigas e amigos preferidos são:
a Cátia, a dona Gina, a dona Vera, a dona Fátima , a professora Zélia, o meu pai que vive lá na Suíssa, a minha sobrinha Joana, a Sara, a minha mãe, as minhas irmãs, a professora Salette, o professor Pedro, a prefessora Paula.

Eu gosto muito da minha sobrinha.

As minhas amigas preferidas são a Cátia, a Joana, a Sara. Elas de certeza que gostam de mim como eu gosto delas.

Lêem-me Leitores?

Ora se assim é, trago aqui para vós uma boa notícia. Diria melhor, um bom link: o Biblioteca de Livros Digitais, poi snão faço ideia se é tão recente quanto isso. Para já trata-se de apenas de uma amostra de biblioteca mas veremos depois no que dá.
Por agora, nada como ir lá e cheirar; experimentar esta forma diferente de olhar e ler. Têm cerca de uma dezena de livros à mão de semear, sem papel mas com som de páginas a virar, o que não deixa de ter a sua graça. Experimentem os da Alice Vieira - O Rato do Campo e O Rato da Cidade ou As Moedas de Ouro do Pinto Pintão - ou o do Alves Redol - giríssimo, cuja imagem de capa ilustra esta postagem - Uma Flor Chamada Maria.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

anedota do joãozinho

Era uma vez dois rapazes que iam a andar no comboio e iam a passar a frente de eles dois estavam a passar postes e o Joãozinho diz ao outro:
-Para a próxima vou de postes.
Sabes porque ele queria ire?
porque os postes andavam depressa

Rui Cruz

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Blogue da nossa Joaninha

Joaninha aboua, aboua,
q' o teu pai foi p' ra Lisboa!
Joaninha aboua, aboua...
a tua escrita é melhor que broua.

Olha lá, ó menhota, tu num liguej a estaj ajneirada, sinhe!?
Quero aprobeitare só p' ra te dejejare as maiorej felessidades.
Aqui im baicho 'jtá o linque p' ró teu blogue, rapariga:

http://fotofcp.blogspot.com/

Não! Não. Podem descaõçar bossaj mercêj que num é um blogue do Puorto nem sobre o Puorto. O Puorto é só o clube da Joana e, purisso, ela pôj o nome do cluve no blogue.

É sobre a bida dela e as hijtórias e hijtorietas dela.

Agora bê lá num t' esquêssas de escrebere sempre a dereitu, sinhe? Sempre a dereito por linhaj tortaj.

Beijinhu do teu prufessore

Pedro Costa

Símbolos






Esta, que está aqui acima foi a 1ª postagem que o Diogo efectuou no seu blogue. Sem dúvida acertou!

Não sou benfiquista; o meu clube number one foi sempre o Braga, ainda que de há muitos anos a esta parte ligue muito pouco à bola. No entanto, depois da bandeira e do hino de Portugal não existirá com toda a certeza um outro símbolo de Portugal tão poderoso quanto este, há que o reconhecer. Por isso, aí fica o Estádio da Luz.

A visita de hoje à Fundação Cupertino de Miranda



No âmbito do projecto Viagens no Património, hoje, a nossa escola foi à Fundação Cupertino de Miranda. Vimos a biblioteca e o auditório. Também subimos a torre que tinha seis andares e estava cheia de quadros muitos esquesitos. Um representava um homem muito, muito gordo; outros estavam sem títulos.
Demorou muito tempo a chegar até lá em cima porque tinha muitos quadros para vermos e éramos muitos lentos. A guia, chamada Elisabete, queria explicar quase todos os quadros. Depois, descemos pelo elevador e fomos ver a exposição sobre o Mário Cesaryni, um dos autores surrealistas ali melhor representados.
Diogo
Obs: Este pequeno texto, aqui editado por mim editado - Pedro Costa (professor) - encontra-se escrito, no seu original, no blogue do Diogo - Eu e a minha vida. A digitalização acima representa um trabalho efectuado pelo Diogo, no regresso à escola, tendo em linha de conta uma estética surrealista, isto é, que possa permitir uma leitura subjectiva. Cabe-vos a vós agora, leitores, a sua interpretação.

terça-feira, janeiro 27, 2009

1ª Postagem do Blogue do Perliteiro

É esta a postagem que o João Perliteiro colocou no seu novo blogue, intitulado "blogue com textos e imagens". Não deixem de o consultar:

Para jogar

Então!
Vocês já conhecem o SAPO Kids?
Se não conhecerem, cliquem neste endereço http://kids.sapo.pt.
Encontrarão filmes da televisão, jogos, vídeos, desporto, noticias, descobrir, fun, escola, s.o.s. e muitas coisas divertidas.Também podem visitar...
http://miniclip.sapo.pt/games/pt/
http://www.minijuegos.com/

Mais Bloggers da Turma 2

O bichinho da escrita, qual epidemia viral, parece estar a espalhar-se entre os alunos da Turma 2. Vejam-se a quantidade de postagens que tem vindo a ser efectuada, quase exclusivamete utilizando este meu computador na sala de aula.
Agora, estes diabinhos escritores querem também escrever por sua exclusiva conta e risco. Andam para aqui a querer abrir blogues e mais blogues.
Tudo tem acontecido no seguimento d' O Meu Blogue, do André Lopes. Agora também já têm blogues o João Perliteiro, Blogue com Textos e Imagens, o Diogo Pereira, Eu e a Minha Vida e a Joana Carneiro e o Rui Rodrigues também querem criar os deles.
Ora bem! Isto vai tornar-se difícil de acompanhar.
E ainda bem! - digo eu. É que um bom discípulo é aquele que se autonomiza e suplanta o Mestre, ainda que estejamos a correr o risco de alguns não o conseguirem - isso é que era se todos o conseguissesm!
De qualquer dos modos prometo que irei continuar a acompanhar-vos na medida do possível e, desde já aproveito para formular aqui um pedido, sob pena de o nosso Blogue Júnior perder escritores: não deixem de publicar no nosso blogue podendo fazê-lo, pelo menos, colocando as vossas postagens nos dois blogues, o da nossa turma e o de cada um de vós.
A melhor das sortes para cada um deles é o meu desejo.

Pedro Costa (professor)

segunda-feira, janeiro 26, 2009

O Meu Retrato

Olá! Eu sou o Diogo e tenho oito anos.
O meu clube é o Benfica e odeio o Porto e o Sporting.
Vivo com a minha mãe, o meu pai e a minha irmã.
Tenho um gato e uma gata.O meu gato chama-se Tigre e a minha gata
chama-se Pantufas.
A minha cor preferida é o azul.
Gosto de jogar playstation e futebol.
Eu gosto de gatos e de cães brincar com minha irmã.
Quando for grande quero ser cientista,trabalhar em investigação .
Gosto também de passear com a minha irmã e a minha mãe.
Gosto de desportos por exemplo fazer ginástica correr, fazer pinos na
água.
A minha displina preferida é a Gramática.Também gosto muito de fazer as fichas dos Melrinhos.
Gosto de animais e de descobrir coisas novas com a minha mãe e o meu pai.
Também gosto de ler muito.

sábado, janeiro 24, 2009

Professora Zélia: Novo Administrador do Blogue Júnior

Alunos e leitores meus/nossos,

A partir deste momento a nossa querida Professora Zélia, que dá especial apoio ao Simão, ilustre postador deste Blogue Júnior, vai também passar a exercer funções de administrador.

Tal deve-se, fundamentalmente, a dois ou três pequenos factos. Em primeiro lugar, a quantidade de postagens diárias que o nosso blogue tem vindo a atingir é cada vez mais significativa. Em lugar, muito relacionada com a anterior evidência, a minha disponibilidade para edição das postagens torna-se limitada, o que, se por um lado me satisfaz, por outro também me deixa algo frustrado pois pretendo que os meus alunos aprendam ainda mais tendo a oportunidade de (re)lerem os seus textos devidamente corrigidos. E, por último, como dizem os ingleses, last but not the least, a professora Zélia tem vindo a colocar diversos posts de desafio a este grupo de trabalho e tem-se interessado sobremaneira pelos demais colocados no blogue de modo que julgo ser ela uma mais valia indispensável ao prosseguimento desta nossa actividade.

Assim, fiquem desde já a contar com a sua disponibilidade, na medida do que lhe for possível, é bem claro e sem qualquer tipo de obrigação, para a edição dentro das normas do nosso blogue, já por demais conhecidas e bem poucas por sinal.

1) Dar-mo-nos a conhecer;
2) Liberdade total, no respeito pela diferença do outro;
3) Responsabilidade de cada autor pelos textos que publica, sendo por essa razão todos os textos assinados; e
4) Qualquer edição, ainda que feita por colegas, professores, pais ou outros, quaisquer que eles sejam, deve sempre respeitar a manutenção da mensagem original colocada pelo participante no blogue acrescentando o texto editado e mantendo neste o seu conteúdo de forma a tornar a mensagem apenas mais legível a terceiros.

Pedro Costa (professor)

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Colocar os Acentos: Branca de Neve

colocar os acentos

Branca de neve era tão bela que os pássaros paravam de cantar a sua passagem.vé-la, logo pela manhã,a portade casa,comendo uma maçã era a maior alegria dos anões e do principe que a visitava todos os dias.Mas a rainha não descansou ate encontrar a princesa para lhe dar uma maçã envenada que a matasse.

Sara


Texto editado pelo Professor Pedro:

Branca de Neve era tão bela que os pássaros paravam de cantar à sua passagem. Vê-la, logo pela manhã, à porta de casa, comendo uma maçã era a maior alegria dos anões e do príncipe que a visitava todos os dias. mas a rainha não descansou até encontrar a princesa para lhe dar uma maçã envenenada que a matasse.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

http://miniclip.sapo.pt/http:
http://files.filefront.com/miniclip1wmv/;12187174;/fileinfo.html
http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Animais&ID=975


Dra.Jane Goodall, primatologista, estudou os chimpanzés do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, por mais de 35 anos. Seu trabalho de dedicação, amor e afeto, tem sido exemplo para milhares de pessoas preocupadas com a sobrevivência animal, e com os problemas ecológicos que temos enfrentados neste século. Em 1957, com 23 anos, Dra.Jane viajou para o Kênia começando a trabalhar com o Paleontologista Dr.Louis S.B.Leakey, que a incentivou a estudar os chimpanzés na Tanzânia, estudo que iniciou em 1960. Desde 1965 que seu trabalho vem chamando a atenção de todos, leigos e cientistas, tanto pelas descobertas revolucionárias sobre o comportamento dos chimpanzés, quanto pela sua luta pela preservação. Hoje, sua área de trabalho corresponde à maior comunidade de estudo animal do mundo.Dra.Jane criou o programa "Roots & Shoots" com o objetivo de conscientizar as crianças africanas sobre os animais plantando as sementes para a conservação futura. Esta idéia de um programa dirigido a jovens naturalistas, expalhou-se por vários paises, e hoje existem 250 grupos de "Roots & Shoots", que contaram com a participação da Dra.Jane Goodall através de incansáveis palestras.
- National Geographic, December 1995 -
Gorila
A maior parte dos gorilas ainda existentes hoje, encontra-se em reservas distribuídas no Zaire, Uganda e Ruanda. O gorila das montanhas, impressionante, "inteligente, gentil, vulnerável", alvo de lendas e fantasias, sofreu neste século a maior ameaça de sua história. Desde a época da África-colônia, alemães e belgas, além de caçarem gorilas, dividiram seu habitat em fazendas e territórios arrendados para esquemas de agricultura européia. Programas de conservação e conscientização ecológica começaram a surgir somente na década de 70, quando a Sociedade de Conservação da Vida Animal - New York, em consórcio com outras organizações conservacionistas, criaram o Projeto do Gorila da Montanha. Hoje este projeto é um dos maiores exemplos de sucesso na história da conservação animal. Em Ruanda, o sucesso foi tão surpreendente que a população do pais passou a orgulhar-se de seus gorilas a ponto de não os ameaçarem durante a última guerra civil, em 1990. Apesar das reservas e florestas serem invadidas pelo exército, só se tem notícia de um gorila morto nos quatro (4) anos de guerra, e no auge do conflito, o Primeiro Ministro de Ruanda declarou publicamente o compromisso de seu pais com os gorilas. As duas etnias em guerra, Tutsi e Hutu, concordaram em não matá-los.
Triste Notícia: 1999 - re-iniciada a guerra civil em Ruanda. Estatísticas divulgadas pela imprensa mundial revelam que no último semestre de 1998 foram mortos 23 gorilas em Ruanda, vítimas das revanches Hutus, quando também assassinaram vários turistas britânicos e americanos. As autoridades do país perderam o controle da situação mais uma vez.
Panda
O Panda, originário da China, corre grande risco de extinção. Tanto as mudanças climáticas - esquentamento - quanto mudanças no seu habitat - aumento da população envolvente e conseqüente diminuição de alimento, são grandes ameaças. Ele é vegetariano, se alimenta basicamente de bambus, tem dificuldade de enxergar, não se reproduz em cativeiro e não suporta o calor forte. Várias organizações internacionais têm se esforçado para salvar este que é um dos mais meigos entre os animais de grande porte.
Hellabrunn Zoo
O moderno zoológico Hellabrunn, em Munich, Alemanha, é um dos mais interessantes projetos de recuperação e criação de espécies em risco de extinção. A manutenção dos animais em ambiente natural, a criação das espécies ameaçadas para posterior transposição para suas regiões de origem, são a especialidade do zoológico que cria uma enorme quantidade de espécies que vão das aranhas mexicanas "redknees" (joelhos-vermelhos) a uma variedade de pássaros e de animais de grande porte onde sua estória mais surpreendente é o sucesso com os Przewalski, uma sub-espécie de cavalos selvagens originários da Mongólia, descobertos por volta de 1870 por um explorador russo.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar é um dos mais bem sucedidos projetos de preservação de espécies marinhas em risco de extinção no Brasil. Dedicado à preservação das tartarugas marinhas o projeto estende-se por toda a costa brasileira inclusive Fernando de Noronha e Atol das Rocas, dividindo a costa em áreas de alimentação, de reprodução e mistas. As tartarugas têm mais de 150 milhões de anos, resistiram a inúmeras ameaças inclusive adaptando-se de seu habitat original que era a terra, para o marítimo, o que gerou várias mutações no processo de adaptação, mantendo apenas a desova em terra - em praias desertas e durante a noite. Este é seu ponto mais vulnerável. O crescimento populacional e conseqüente invasão das praias tanto com pessoas como com luz elétrica, tem diminuído drasticamente os locais de reprodução das tartarugas marinhas gerando risco de extinção. Os esforços do Projeto Tamar têm garantido-lhes a continuação da espécies. Situação Mundial
Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta. Hoje, somente 1,4 milhões são conhecidos e 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies animais e vegetais devido à destruição de seus habitats. O Brasil é um dos países com o maior nível de biodiversidade do planeta. Infelizmente, vários fatores têm contribuído para a destruição de grandes áreas dos ecossistemas mais ricos do país: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Dentre as atividades que ameaçam estes ecossistemas estão a agricultura e pecuária, a extração de madeira, a mineração e a indústria poluente. Em 1990 o IBAMA compilou uma lista de animais em extinção no Brasil. A maioria das espécies é oriunda da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Entre eles estão: 57 mamíferos, 108 aves, 9 répteis e 32 invertebrados.
Clique para ver alguns animais Brasileiros em extinção:
Arara-azul
Mono-carvoeiro
Ariranha
Mico-leão
Cachorro-vinagre
Onça-pintada
Cervo-do-pantanal
Tamanduá-bandeira
Cuxiú
Tatú-canastra
Jaguatirica
Uacari-vermelho
Lobo-guará
Veado-campeiroClique para conhecer a Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção fornecida pelo IBAMA!

Assista, pois vale a pena!
Alguns destes filmes são um pouco demorados para carregar. Aconselhamos conexão rápida.

Um gatinho um pouco assustado! ( tamanho 816k )

A vingança! ( tamanho 582k )

Infelizmente um vôo mau calculado. ( tamanho 860k )

Um passeio a jato!. ( tamanho 921k )

Erro de rota. ( tamanho 673k )

Este é grande mais vale a pena! No aquario. ( tamanho 1,58k )

O desafio. ( tamanho 1,68k )

O Urso kung-fu. É sensacional! ( tamanho 1,38k )

"Sai pra lá" ( tamanho 800k )

Você é grande, mas não é dois. ( tamanho 931k )

O perigo mora ao lado! ( tamanho 852k )
Home
Animais em extinção/Animais famosos/Bibliografia/Contatos/Curiosidades/Defesa dos animais/Dicas/Fotos/Gifs animadas/Parques e zôos/Papeis de parede/Sons/Vídeos/Webcans


www.zoologico.com.br
www.butantan.com.br
www.zooparaiso.com.br

http://www.zoologico.sp.gov.br/safari/safari.htm

www.rio.rj.gov.br/riozoo


www.parquedasaves.com.br

www.ciadosbichos.com.br

www.pbh.gov.br.zoobotanica


www.cidadedasabelhas.com.br

Home
Animais em extinção/Animais famosos/Ambientes/Bibliografia/Contatos/Curiosidades/Defesa dos animais/Dicas/Filmes engraçados/Fotos/Gifs animadas/Papeis de parede/Sons/Vídeos/Webcans




























om/miniclip1wmv/;12187174;/fileinfo.html

Os Números Decimais

Os números décimais

Uma iguariaRemover formatação da selecção pode ser representada em números decimais . No exemplo um bolo partido em 10 fatias iguais que na linguagem matemática significa 1,o décimas.
Se retiramos 2 fatias do bolo ficamos com 8 fatias, que representa 0,8 décimas, e assim sucessivamente.
João Carlos
Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula.

Adivinha

Adivinha...

Qual e a quisa qual é ela que entra muxa e sai a pingar ?
Espero que-me respondam a minha anedota...
R:
Tatiana...

Pinóquio e as suas aventuras


Era uma vez um boneco que se chamava Pinóquio ele tinha um nariz grande.


Era uma vez um pequeno homem ele chamava-se Gepeto vivia só e gostava muito do Pinóquio ele dizia que era avô dele.


Serto dia á noite o Gepeto estava cançado e foi para a cama dormir com o seu boneco.Mas durante a noite chegou uma fada, era a fada do Pinóquio,ela queria rializar o deseijo do Gepeto,e ela lá o fez .


De manhã bem cedo o avô acorda e diz espantado:


-Ó não, não pode ser rialidade! Mas tenho de fazer pouco barulho para não acordar o meu neto vou fazer o pequeno almoço paralhedar as boas vindas.


E Pinóquio acorde devagar e logo logo a seguir diz:


-Avô onde estás?


-Estou a fazer o pequeno almoço já vou descansa a seguir vou te mustrar a aldeia inteira.


-Está bem, mas não te demores.


Passado meia hora o avô aparece com o pequeno almoço pronto e o Pinóquio diz:


-já estáva a morrer de fome não aguentava mais.


-Vá vamos comer, também tenho fome.


Depois duma grande refeição foram á rua, no fim de um grande dia foram para casa com o seu amigo novo, era um grilo, era bom companheiro , mas quando chegou viu um peixe tão bonito e brilhante que disse:


-Este peixe é nosso?


-É, coprei-o para ti .Mas não gostaste ?


-Claro que gostei ele é lindo .


-Olha vais ficar mais lindo se fores dormir .



-Tens razão já estou a ficar com sono.



Eles os dois cheios de sono foram dormir, no dia seguinte o avô acordou e logo a seguir Pinóquio acorda a contar seus sonhos e um deles era um pesadelo.



-Avó tive um pesadelo.



-Isso é normal ,mas qual foi o pesadelo ?



-Foi que eu me afundei numa praia .



-Não penses nisso agora e eu tenho uma sorpresa para ti.



Chegando até à praia que é a surpresa Pinóquio fica espantado e diz:



-Uuuuuuuuuuuuuaaaooooooooooooooo!Estou espantado!



-Gostas-te da surpresa?


-Sim adorei.

Eles depois de encherem o barco para pescar foram então pescar no seu barco grande e equipado para qualquer coisa que corra mal.

-Vamos então à pesca porque temos muito para fazer e não podemos chegar tarde.

-Está tudo controlado meu filho.

E nem tudo estáva ok quando aparece uma baleia por trás.E engole os dois.
Pinóquio já estava afugado mas nem tudo estáva perdido ele pegou no Pinóquio e consegue sair quando a baleia respira ,o avô levau para casa e depois de meia hora entra a fada do Pinóquio e fez conque Pinóquio acordace,Pinóquio reage e diz:

-Avô........................

-Sim Pinóquio tasbém ?

-Estou mas sinto-me casado.

-Eu sei dorme e descansa muito amanhã vais te sentir melhor .

No dia seguinte ele estava melhor e apartir desse dia viverão filizes para sempre.

FIM DA HISTORIA
Quando menos pensamos mais acontece .
Quando mais pensas menos acotece.
Temos de ter muito coidado .
E assim termina o meu conseilho de amiga .

Os sentimentos que as cores me fazem lembrar

Os semtimentos que me fazem lembrar as cores.

As cores tem nas Estações do ano como por exemplo na Primavera, no Outono, no Inverno e no Verão. As minhas cores perferidas são : vemelho o azul e o amarelo.

Até as Pelantas também têm cores não são todas pretas e outras mais coisas tem cores etc...
Como por exempelo cor do sol amarelo , o azul do porto e do ceu ,vermelho de amor , e cor -de -rosa cor da pele...
E a assim termina a historia das cores...
Feita pela : Tatiana e corrigida pela Cátia.


Texto editado pelo professor:

As cores estão presentes nas Estações do Ano, sejam elas a Primavera, o Verão, o Outono ou o Inverno. As minhas cores preferidas são: o vermelho, o azul e o amarelo.
As próprias plantas também têm cores. Não são todas pretas. Também todas as outras coisas têm as suas cores. Por exemplo, a cor do sol é amarelo, o azul é a cor do Porto e do céu, o vermelho é a cor do amor e cor-de-rosa a cor da pele.
Assim termina a história das cores.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

As minhas coisas perferidas

As minhas actividadesperferidas são o fotebol que eu jogo todos os dias, outra é andar de bicicleta e eu tenho uma por isso é que eu gosto de andar e tanbém gosto de andar de trotinete que também tenho e gosto de andar muito.
Também gosto de dançar e jogar playstatione o meu jogo preferido é o clanck porque ele é muito difícil.
E a minha banda perferida é o ff e a minha música perferida é serás que não vez e a minha história perferida é o gatinho mágico porque ele muito divertido só fas asneiras e entra em sarilhoe
E éstas são minhas coisasperferida.

Adivinha, adivinha...

Adivinha, adivinha...

Aqui tenho uma adivinha da escritora Luísa Ducla Soares .
Se souberes outras adivinhas partilha-as comigo. Eu agradeço.


REDONDINHO, REDONDÃO,
QUE NASCE POR BAIXO DO CHÃO.


O QUE SERÁ?

Terei desta vez mais corajosos?

Zélia

Regras de numeração romana

Olá e eu quero vos ensinar as Regras de Numeração porque á gente que se engana poque se tiver á esquerda fica com menos e se tiver á direita fica com mais.Mas não se pode se repetir mais de três veses.

10 x
20 xx
30xxx
100 c
200 cc
300 ccc
1000 m
2000 mm
3000 mmm


6 VI

11XI
16 XXI
21 XXI
26 XXVI
51 LI
101 CI
111 CXI
121 CXXI
131 CXXXI
501 DI
505 DV
510 Dx
515 DXV
550 DL
101 MI
1010 MX
1100MC
1111 MCXI
4 IV
9 IX
40 XL
90 XC
400 CD
900 CM
14 XIV
19 XIX
24 XXIV
29XXIX
54LIV

terça-feira, janeiro 20, 2009

anedota de joazinho!

Anedotas de Joaozinho!
Uma professora: - Hoje é o dia mundial das boas acções, portanto, o Joãozinho, o Carlinhos e o Zézinho - que eram os três "melhores" alunos da turma - vão lá fora praticar uma boa acção, e voltam para contar aos colegas o que fizeram, está bem ? Os miúdos lá foram e passado quase uma hora voltaram. - Então Joãozinho, qual foi a boa acção que praticaste? - Eu ajudei uma velhinha a atravessar a rua! - Muito bem, e tu Carlinhos? - Eu também ajudei a velhinha a atravessar a rua! - Ah sim? E tu Zézinho? - Pois ... Eu também ajudei a velhinha a atravessar a rua! - O quê? Os três!?!? Então e demoraram tanto tempo porquê??? - Não havia meio de o raio da velha querer atravessar a rua!...

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Sapo Kids

Queridos alunos e demais leitores,

O Sapo tem sido, desde que a internet abriu portas em Portugal, o principal apontador de serviço do nosso país, isto é, o principal site que recolhe endereços e os divulga de modo a torná-los acessível a todos nós, internautas.
Ao tempo era ainda uma secção da Universidade de Aveiro, hoje é parte integrante dos conteúdos de uma das maiores empresas de Portugal - a Portugal Telecom.
Ainda assim, tenho que dizer que tem estado sempre na frente. Agora também com este SapoKids, onde vocês, os mais novos, podem mais facilmente pesquisar assuntos do vosso interesse.
Não se trata de publicidade... mas não deixem de passar por lá e dar uma olhada:
http://kids.sapo.pt/

Pedro Costa ( professor)

sexta-feira, janeiro 16, 2009

O ponto e a vírgula

Era uma vez umPonto final que viu a sua amiga que se chama Vírgula.
E eles começaram a falar de uma duvida que o ponto tinhae ele disse à Vírgula:
-Olha lá quando eu meto um ponto o que quer dizer?
-Quer dizer que tu fazes uma pausa muito grande!
-Áááááááá! Agora já estou a perceber quando eu mto um ponto final quer dizer que faço uma pausa muito grande!
- Olha queres brincar um bocadinho comigo ás escondidas antes de ires embora?
-Sim claro qu sim, achas que eu recusava ir brincar contigo!
-Se calhar tu como ás vezes zangas-te comigo e agora não querias ir brincar comigo!
E lá brincaram os dois pontos.
Que a Vírgula disse!
Eu agora tenho de me ir embora porque a minha mãe uer que eu esteja lá em casa porque eu hoje tenho deir à minha pescina!
Ok então vai.te embora! Adeus


Diogo

Anedota: um inglês, um francês e um português

Andotas

Era uma vez um Inglês um Frances e um portugues .Que e ão para á pegina.Esa pegina pedia deseijos .Vai Inglês o e pede a pegina geia de dinheiro vai o Frances e pede a pegina geiade mulheres vai o potugues e escorrega numa casca de banana e dis caca e a pegina geia de caca.

Sara

Texto editado pelo professor:

Era uma vez um inglês, um francês e um português.
Os três foram para uma piscina, piscina essa onde se pediam desejos quando se mergulhava.
Vai o inglês a correr para saltar e pede a piscina cheia de dinheiro. E a piscina enche-se de dinheiro no momento em que ele mergulha.
Vai o francês a correr e, no momento em que salta para a piscina, pede mulheres. Logo a piscina se enche de mulheres e ele mergulha no meio delas todas.
Por fim, vai o português a correr e, quando vai para saltar, escorrega numa casca de banana:
- Porcariiiiiiaaaa!
E logo a piscina se enche de porcaria e ele mergulha dentro dela.

Anedota: Joãozinho vai à missa

Anedota

A mãe do Joãozinho disse:
- vai há missa e o Joãozinho disse:
- não sei onde é que é e a mãe disse:
- onde vires muita gente a entrar entra e nesse dia era dia de tourada e entrou depois quando chegou a casa a mãe do Joãozinho disse:
-a missa correu bem e o Joãozinnho sim mas o padre tinha cá uns cornos.
Carlos Miguel...

Texto editado pelo professor:
- Vai à missa, Joãozinho!
- Não sei onde é que é, mãezinha.
E a mãe respondeu:
- Quando vires muita gente a entrar, entra!
Só que nesse dia era dia de tourada. O João zinho seguiu o mvimento das pessoas e entrou com elas na praça de touros.
Depois, quando chegou a casa, perguntou-lhe a mãe:
- Correu bem a missa, Joãozinho?
Sim, mãezinha! Mas o padre tinha cá uns cornos.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Uma anedota: Joãozinho vai à missa

Uma andota para rir

Era uma vez o Joãosinho e a mãe dele mandou ir à missa. E ele disse onde era a missa e a mãe respondeu quando vires muita gente a entrar tu entras. E ele entrou no toureiro quando ele chegou a casa a mãe disse correu bem a missa?
O padre tinha cá uns cornos!

Dário
Iditado pelo João Carlos.


Texto editado pelo professor (homem pouco dado a estas coisas de contar anedotas; por isso, não se queixem se, depois de a relerem, não se rirem):

Era uma vez o Joãozinho.
Um dia, a mãe, achando que ele já tinha crescido o suficiente e deveria saber o caminho, mandou-o ir à missa sozinho.
Na dúvida, perguntou ele:
- Mãe, onde é que fica a igreja?
- Onde vires muita gente a entrar, filhinho, tu vais atrás e também entras.
Então, menino bem mandado, ele assim fez. E quando viu muit agente a entrar num determinado sítio, entrou. Lá dentro viu um touro a ser toureado.
Quando chegou a acsa, perguntou-lhe a mãe:
- Joãozinho, como correu a missa?
Ao que ele respondeu:
- Ó mãe! O padre tinha cá uns coornos.

Quem eu sou.


Agora vou revelar quem sou.
Eu sou um menino que gosta muito de ler jà li 108 páginas do livro do papel e um desenho eu vou vos mostrar.
Chamo-me André sou o autor do terramoto e os ovos mesteriosos e mais alguns.
Podem consultar o meu blog que se chama o meu blog vocês podem comsulta-lo atraves da hiperligação que nós temos chão adeus e vejam o meu blog.

O aniversário da minha irmá

O aniversário da minha irmá será no sábado,17 de Janeiro. Vão estar lá os meus primos, tios, padrinhos, avós,pais e a sua irmá.


Beijos da tua irmá Joana.


Texto editado pelo professor:

O aniversário da minha irmã será no próximo sábado, dia 17 de Janeiro.
Estarão na festa os meus primos, tios, padrinhos, avós, pais e eu, é claro.

Beijos da tua irmã

Joana

quarta-feira, janeiro 14, 2009

A Neve

Batem leve, levemente,
Como quem chama por mim ...
Sera chuva?Sera gente ?
Gente nao e ,certamente,
E a chuva nao bate assim...

E talves a ventania ,
Mas ha pouco , ha pouquinho
Nem uma agulha bulia
Na quieta melancolia
Dos pinheiros do caminho...
Autor:Augusto Gil.

No dia 9 de Janeiro começou a nevar o professor deixounos ir coorrer para a neve e é desda e que eu decidi passar este texto...

Tatiana Filipa Azevedo Carneiro...

invenção dos relógios de pulso

Á tempos um sinhore que viveu no séclo 19 a epoca dos relogios de bolso.Um dia esse sinhore tinha 1:30 para dar a volta á Espanha de avião mas ele não podia tirar o
relógio. ele não podia tira as mãos do volante. E ganhou só com 60
segondos e assim ele teve uma edeia e disse:
_Vou inventar um relógio que fique ficso á mão.




João Carlos

sexta-feira, janeiro 09, 2009

O meu aniversário

O meu aniversário será no dia 3 de Abril. Vou festejar os meus anos com os meus avós, primos, tios, pais e padrinhos. Eu sei que eles vão adorar.
Beijos da

Joana

Blogue do André

Chegou a neve e, com ela, chegaram as primeiras palavras e o primeiro texto ao Blogue do André.
Consultem-no, please, no endereço por ele escolhido:

http://bloguecomtextos.blogspot.com/

Apesar disso, não deixo de pastar aqui em baixo a sua primeiríssima postagem, ainda que editada.

"A primeira vez que cai neve na nossa escola
Hoje, dia 9 de janeiro, começou a cair neve pela primeira vez na nossa escola. Começou a nevar por volta das 9 horas, quando eu estava no a.t.l. A Dona Gina começou a dizer que estava a cair neve. É claro que neste momento ainda está a nevar mas agora já está a cair pouca.
Nunca vi neve muito grossa na minha vida.
Nós fomos brincar na neve; ela é muito fria e grossa. Agora mesmo o meu amigo Rafael foi pôr as luvas ao aquecedor pois elas estão frias e molhadas. Eu faço agora uma pausa porque vou para a neve brincar."

Parabéns, André! Continua.

Pedro (Professor)

quinta-feira, janeiro 08, 2009

As coisas boas da minha vida

Jogar PS2
Jogar WII
Andar de ginga
Ir ao dentista
Ver o Zig Zag
Ver o MINUTO VERDE
E de ver o Telerronal.

Como passei oNatal e o Ano Movo e o que recebi

No dia 24 de Dezembro foi dia de Natal.

Fui com o meu padrinho, que vive na Suiça, e com a mulher dele ter com o meu pai. O meu padrinho deu-me 2 bonecas, uma que tem um carrinho pequeno de ir às compras com dinheiro de brincar e tambem mercearia de brincar. Também me deu uma boneca que diz: "mamã! papã!" e chora.

O meu pai deu-me uma boneca de pentear o cabelo, 2 pares de sapatos e 2 pares de calças.

A Escrita do Cometa

FEITO FEITO
DE DE
ESPUMA ESPUMA
TEM TEM
A A
CAUDA CAUDA
BRANCA BRANCA
DAQUI DAQUI
A A
CEM CEM
ANOS ANOS
NENHUM NENHUM
PLANETA PLANETA
CORTAR-LHE CORTAR-LHE
CABELO CABELO

O Dragãozinho que não sabia assoar-se

Era uma vez um dragãozinho que não sabia assor-se.
Isso deixava-omuitoinfeliz.Ele bem se concetrava e fazia exactamente como a sua mamã lhe tinha ensinado,mas não adiantava: não sabia assoar-se.
Usasse um lenço de papel ou o grande lenço aos quadrados do papá ,o resultado era sempre o mesmo:
os lenços pegavam fogo!
E queimavam energicamente, como a lenha numa fogueira.
Cada vez que isso acontecia.o dragãozinho chorava, muito infeliz.
Para o consolar, o seu papádizia-lhe: "Tens sorte em ser pequenino!Tem paciência! Verásque um dia saberás assoar-te!"
Mas o dragãozinho chrava cada vez mais. Fungava e suspirava que fazia dó.
O problema era sempre o mesmo: não conseguia controlar o fogo que saía com força das suas narinas.
Era o desesperoda tia Ofélia.
Uma noite em que estava muito contipado , enquanto jantava em família, queimou sem quererdez guaardanapo,um chapéu de penas e seis lenços de seda.
Era desespero da professora da escola.Num belomês de Maio,semninguém esperar, apanhou a febre-dos-fenos.Sem se aperceber ,queimou três dicionarios, uma cadeira e três dúzias de lenços finos.
Também era o desespero do comandante dos bombeiros.
Tinoni!tinoni! Durante todo o dia , o carro de bombeiros corria de um lado para o outro para apagar os incêndios causados pelo dragãozinho.Ai!ai!Três vezes ai!Era tão difícil ser um dragãozinho! Logo que espirrava , os seus primos ,colegas e vizinhos fuziam a sete pés ...
O único amigo do dragãozinho era um porquinho cor-de-rosa e gurducho.
No Inverno ou Verão,passeavam de braço dado peloparque e cantavam pelos campos.
Todos pensavam ,espantados
"O que fez o porquinho com o dragãozinho que não sabe assoar-se ?"
E o dragãozinho ficava com o coraçã o partio de tanta tristeza, pois nunca o tratavam pelo o seu nome.
Numa manhãdeInverno, D. Teresa levou os seus alunos para uma aula na neve.
O dragãozinho ria no autocarro da escola.
De repente, sentiu cócigas nas narinas.
Fechou os olhospara pensarnoutra coisa.
Mas não havia nada a fazer...
Cuidado!Pôs-se à janela e só teve tempo de...aatchim!
As chamas acertaram mesmo no meio de um poste.
Algus dias depois,numa tarde bonitamas muito fria,a D. Teresa levou os alunos a admirarem o espectaculo da montanha coberta de neve.
Mas de repente, levantou-se um vento forte.O Sol escondeu-se atrás de nuvens escuras e o ar era tão frio que gelava os ossos. O mapa da D. Teresa já não servia para nada.Estavam perdidos.
Rosa Pompom,a filha do gato selvagem, choramingava nos braços de Romeu,o cão.Ocoelho Zerefinonão dizia nada, mas o burro Tulipa gritava bem alto que tinha frio. Só o dragãozinho se mantinha calmo.
Durante toda a noite,o dragãozinho olhou pelo fogo e pelos sues amigos. Já ninguém tinha frio.Na manhã seguinte, o Sol voltou a brihar. Todos voltaram a ter esperança, e a D. Teresa encontrou o caminhopara casa.
Quando chegaram à aldeia, o dragãozinho foi recebido como heroi.A tia Ofélia deu-lhe dois grandes beijos e o comandante fê-lo subir para o carro. A partir desse dia todos se lembraram que o dragãozinho se chama Edmundo

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Silka

Era uma vez rapariga chamada Silka que vivia numa aldeia e tinha uma casa perto da praia e então ia sempre para a praia apanhar aquele ar fresco. Ela tirava a roupa e mergulhava para a água. A Silka era uma rapariga muito bonita, era um dia de solinho. O sol estava á brilhare. E além de ser bonita trabalhava, Silka não ligava ás conversas despreocupadas. Ela cantava e andava sempre alegre.Quando estava na praia estendia-se ao sol e a seguir na praia quando o sol estava a desaparecer ela ia para casa. Naquela aldeia ás pessoas eram pobres e algumas pessoas eram riquissimas.

A CHUVA E O SOL, O SOL E A CHUVA

Chove, chove,chove
Chuva até parar
O sol vai aparecer.
O sol vai acordar.

como é a minha mãe?

A comida preferida da minha mãe é esparguete.
Os seus hábitos são muito fixes e divertidos. Enquanto vou andar de bicicleta ela está a andar de patins.
Para além disso damos caminhadas. Gosta de dançar e também de ler.
Quanto ao trabalho:
a minha mãe é muito trabalhadeira e cuidadosa.
Agora vou dizer como ela é:
inteligente ,bonita,tímida,emociona-se facilmente e limpa.Também é boa,meiga,feliz,alegre e brincalhona.

EU GOSTO MUITO,MUITO DELA.
BJ.

ASSINADO: CÁTIA FARINHA SIMÕES

Ançal e Gretal

Era uma vez uma família de um lenhador. A família do lenhador era muito pobre. O lenhador dessidiu abandunar os seus filhos na feloresta. O Ançal e o Gretal estavão cheios de medo e também estavão com muita fome. O Ançal encontrou uma casa feita de biscoitos, gomas,chantili,chocolate e morangos. O Ançal e o Gretal cumeçaram a comer os biscoitos. Uma bruxa ouviu a mastigar alguma coisa veio ver abriu a porta e disse: _ entrem, entrem tenho a mesa posta! Os dois meninos entraram. A bruxa amarrou no Ançal e pôs-lho numa gaiola e mandou a Gretal meter lenha mais lenha n Eo forno. O Gretal disse para a bruxa ir ver se já chegava de lenha. A bruxa foi ver o Gretal amarrou nas pernas da bruxa empurrou a bruxa para o forno. O Gretal surtou o seu irmão e roubarão o cofre da bruxa. E foram felizes para sempre.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Canção de Reis

Refrão

Se 'stais a dormir
Deixai-vos 'star !
São as Boas Festas
Que vimos dar.

Se 'stais acordados
Correi,vide ver !
São as Boas Festas
Que vimos trazer.
----------------------------
Que diremos nós que viva
Na folhinha de loureiro?
Viva o senhor desta casa
Que é um grande cavalheiro!

Refrão

Quem diremos nós viva
Na casquinha da cebola?
Viva a dona desta casa
Que é uma grande senhora!

Refrão

Boas Festas,Boas Festas
Boas Festas vimos dar
Para todos os senhores
Que estão dentro desse lar!

Refrão

domingo, janeiro 04, 2009

2009

Que 2009 seja um excelente ano, para todos os colaboradores e leitores deste blogue.
Que ele traga a satisfação dos desejos mais importantes e que traga também inspiração e vontade para ler e escrever cada vez melhor.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Desafio da Professora Zélia

Porquê ainda não sei - possivelmente algum erro na configuração pretendida que ainda não consegui resolver - mas não se conseguem lançar comentários como resposta ao seu desafio.

Por isso, sugiro aqui como resposta 23.

A professora Zélia que deixe passar mais uns dias a ver se aparecem outras respostas e depois que diga quem acertou.