cintilavam com mais
uma grande anunciava
que ia nascer jesus.
No presépio
com Maria sua mãe
os 3 Reis magos a adorar Deus menino.
O Baltazar deu-lhe incenso.
este sítio tem como função dar-nos a conhecer - a nós, ao nosso mundo, à nossa realidade. queremos que ele se venha a tornar um lugar de exposição. aqui mostraremos quem somos, o que fazemos, o que pensamos e muito mais que tenhamos e queiramos dar a conhecer. por isso, esperamos desde já pelos comentários dos nossos visitantes.
Caros amigos,
Queridos alunos,
Acabou o ano lectivo. Acabaram-se também as férias.
Está também oficialmente encerrado o blogue júnior.
Ainda que os seus membros possam continuar a postar deixará de fazer o mesmo sentido: os alunos são agora do 4º e do 5º anos de escolaridade.
Compreende-se o espírito da turma e das grandes amizades que se fizeram, algumas delas, estou bem certo, irão prosseguir vida fora, e, por iessa razão, se o quiserem os seus membros poderão continuar a publicar.
Amanhã retomarei o serviço, ainda devagar, é certo, mas a data ficará marcada pelo regresso ao trabalho, pelo reencontro com os colegas e a escola.
Embora tenho ficado colocado aqui no Agrupamento Júlio Brandão não sei ainda o que o futuro me desenha e destina, isto é, se continuarei a trabalhar nesta Escola de Abade de Vermoim, e com parte destes alunos pois um grupo deles passou para o 2º Ciclo, ou se serei colocado noutro estabelecimento de ensino.
Seja como for, fica a promessa de um novo blogue, ou blogues, como acabou por acontecer desta vez. Mas fica também a promessa de desenvolvimento do trabalho ora iniciado com as TIC's, com especial incidência nas ferramentas de nova geração disponibilizadas na internet, as chamadas aplicações Web 2.0.
Creio ser este o indispensável caminho a prosseguir no sentido de fazer com que os nossos alunos se interessem cada vez mais pela escola, e de melhor os adaptar à realidade social dos dias de hoje e de amanhã, para os quais os estamos a preparar.
Um grande abraço a todos aqueles que comigo colaboraram manifestando a sua apreciação, mas também criticando, sugerindo ideias e publicando alguns textos.
Um grande abraço também para aqueles que nos leram e acompanharam, em especial todos aqueles que foram deixando os seus comentários e, desse modo, contribuíram para o sucesso do blogue júnior ao estimularem os alunos com as suas palavras.
Por fim, como não poderia deixar de ser, um abraço muito muito especial a estes 17 alunos que muito estimo e que para sempre ficarão comigo:
do 4º ano - André Lopes, Cátia Farinha, João Perliteiro, Nuno Pinheiro, Sara Trovisqueira e Tatiana Carneiro;
e do 3º ano - Dário Tavares, Diogo Quintela, Joana Carneiro, João Carlos Barros, João Pedro Silva, Miguel Ribeiro, Pedro Miguel Andrade, Rafael Sá, Rui Pedro Cruz, Rui Pedro Rodrigues e Simão Oliveira.
Bem hajam
Pedro Costa
Era uma vez um Pastorinho que costumava levar o seu rebanho para a orla da floresta.
Como estava sozinho, durante todo o dia aborrecia-se muito. Então, pensou numa maneira de ter companhia e de se divertir um pouco. Voltou-se na direcção da aldeia e gritou:
- Lobo! Lobo!...
Os camponeses correram em seu auxílio. Não gostavam da graça mas alguns deles acabaram por ficar junto do Pastor por algum tempo. O rapaz ficou tão contente que repetiu várias vezes a façanha.
Alguns dias depois um lobo saiu da floresta e atacou o rebanho. O rapaz pediu ajuda, gritando ainda mais alto do que costumava fazer:
- Lobo! Lobo!...
Como os camponeses já tinham sido enganados várias vezes pensaram que era mais uma brincadeira e não o foram ajudar. O lobo pôde encher a barriga à vontade porque ninguém o impedia.
Quando regressou à aldeia o rapaz queixou-se amargamente, mas o homem mais velho e sábio da aldeia respondeu-lhe:
- Na boca do mentiroso o certo é duvidoso.
No dia 14 de Junho foi a Comunhão Solene da minha irmã Soraia.
A hora de ir para a missa era às 10:30h. A minha irmã Vânia foi ajudar o senhor padre
No final da missa, que terminou as 12:15h, fomos para o restaurante.
No fim do ano, a professora Dona Ostra levou os seus alunos á excursão ao fundo do mar. Foi puxado por cavalos-marinhos.
Naquele ano, os alunos estavam preparados para arrancar.
Um grande autocarro foi contratado para levar alunos e professores.
No dia que era para arrancar, as mães deram mimos aos filhos.
E diz uma mãe a um filho:
-Atenção! Não te chegues muito à beira-mar.
Adeus, filho.
No dia 3 de Junho a Escola EB1 de Abade de Vermoim foi a Espanha, de autocarro.
Antes de lá chegarmos, parámos numa praia limpinha, calminha e em que a maré estava baixa Moledo.
Depois, fomos mesmo para Espanha. Atravessamos o rio de ferry-boat. O rio estava um bocado poluído, ou sujo.
Chegados a Espanha, no fim de andar de ferry-boat, fomos para o Monte de Santa Trega (Santa Tecla), donde se via até muito longe, incluindo a Ínsua da Princesa Cristina. Neste monte tinha um castro com bastantes casas do tempo dos Romanos. Naquele tempo, tempo em que Cristo viveu - viviam lá cerca de 3000 pessoas.
Depois ainda subimos mais para ver Espanha toda e fomos a um farol, lá no cimo do monte.
Ao fim fomos a Viana do Castelo e andamos de elevador e lanchámos.
E assim acabou a viagem com o regresso a Famalicão e à nossa escola.
9)Efectua as reduções:
5 m=50 dm =500 cmII Parte
1) O Sr.Júlio viu um quadro que custava 355 euros. O vendedor fez-lhe um desconto de 25 euros. Quanto pagou o Sr.Júlio pelo quadro?O Perímetro do quadrado é de 12cm.
Pq = l + l + l + l120 x 35 = 4200
115 x 24 = 2760
189 : 9 = 21
427 : 7 = 61
Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula.
Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula.